terça-feira, 3 de junho de 2008

Tratamento de PCB's

Como é sabido é ao nível dos cromossomas que se verificam as mutações que condicionam a expressão de determinados fenótipos (conjuntos de características visíveis manifestadas por cada ser).
No entanto, este fenótipo pode ser manipulado alterando as características manifestadas por cada ser, nomeadamente através da aplicação de produtos de elevada toxicidade, existentes no meio ambiente em grandes concentrações, os PCB’s. Os PCB’s, ou bifenis policlorados, foram utilizados em sistemas de refrigeração no anos 60 e retirados, posteriormente, do mercado devido aos elevados níveis de toxicidade que apresentam.
Numa terceira fase do nosso trabalho, dedicámo-nos à aplicação destes produtos durante a confecção da papa, que actua como alimento e meio das moscas.
Para a realização desta actividade utilizaram-se soluções contendo PCB’s em diferentes concentrações, que se misturaram com a papa que serve de alimento para a Drosophila melanogaster. Os ensaios realizados englobaram as concentrações de 3µm e 30µm bem como uma solução alcoólica aos quais se juntaram o controlo e o duplicado de todos os ensaios.
Até ao momento, os resultados obtidos verificaram-se tanto ao nível da taxa de mortalidade, como ao nível de alterações fenotípicas. Quanto à taxa de mortalidade, é evidente, em relação ao controlo, um acréscimo nos ensaios com concentração de 3µm, 30µm e na solução alcoólica, destacando-se de uma forma mais evidente, como seria de esperar, na concentração de 30µm.

Em relação a alterações fenotípicas, foram identificadas deformações em parte da descendência, nomeadamente ao nível da forma das asas, que se apresentavam danificadas, sendo provável que tal alteração resulte da toxicidade provocada pelos PCB’s.
Esperamos, numa fase mais avançada, observar alterações ao nível do ADN, e portanto, ao nível dos cromossomas, nos quais ocorra a fragmentação dos mesmos e consequente alteração do fenótipo.

Sem comentários: